terça-feira, 6 de maio de 2014

O Vazio


De tempos em tempos ouço pessoas falando que sentem um vazio por dentro, um tédio enorme ou então, uma falta total de sentido na vida.
Amigos mais próximos muitas vezes me perguntam por que estão ali, passivos, esperando a vida passar enquanto tudo à volta não faz sentido...

Ah... Quem dera eu saber todas as respostas... Se bem que no dia em que eu tiver todas as respostas, aí sim a vida perderá a graça.

Um dos motivos pelos quais as pessoas sentem esse vazio enorme é por não terem entendido que um dos grandes objetivos é justamente o prazer (sim, o prazer) da busca! Sem a busca, sem o questionamento, sem aquela pergunta que faz muitos sofrerem e outros sonharem, a pergunta básica que atormenta muita gente.. O famoso "e se...". Sem essas coisas básicas, não teríamos nada do que temos hoje. Eu sequer teria este computador para escrever este texto...

Acontece que algumas pessoas acham que a solução está na resposta, querem tudo de mão beijada, sem pensar no "e se...". E quando percebem que não vão obter a resposta que querem, se frustram.

A grande verdade é que o "e se..." é o maior responsável por corações partidos, mentes frustradas e pessoas com sensação de vazio que existe... Mas a culpa não é da pergunta, e sim da ansiedade em obter respostas rapidamente.

Outra coisa que acontece muito é a pessoa dizer que está "entediada da vida". Isso acontece muito com quem passou a ignorar a pergunta e acha que possui as respostas. A pessoa passa a achar que não tem mais opções e atrofia o próprio coração.

Logo, se pararmos pra pensar, tudo o que precisamos fazer para preencher o vazio é ouvir nosso próprio coração e procurar ocupar a mente com coisas boas.

Viaje mais, conheça mais pessoas, faça mais sexo, faça coisas que você normalmente não faria, faça um filho, se arrisque mais, tenha um hobby, crie um cachorro, faça um trabalho voluntário, pratique um esporte, faça mais amigos verdadeiros. Saia de frente da TV, pare de comprar apenas por comprar, pare de ir a baladas, visite mais os parques... Enfim, limpe seu coração de coisas ruins e o tédio, o vazio, a ânsia de buscar algo que não existe logo irá deixar seu coração.


Lembre-se sempre que não são as grandes coisas que importam, e sim as pequenas...
Você não precisa fazer uma coisa grande por ano, apenas uma coisa pequena por dia... Pense nisso e verá que a saída é simples.

Embora eu seja uma pessoa triste, houve um tempo em minha vida no qual fui muito feliz, e eu era feliz por conta dessas coisas pequenas. Quando me tornei uma pessoa triste, o que me impediu de buscar a morte também foi o conjunto destas coisas pequenas. Parei de tentar buscar o grande e passei a me concentrar no pequeno. O grande era inacessível, o pequeno estava ali ao meu lado.

E é essa lição aprendida que tento compartilhar com vocês aqui...

Boa noite e uma boa vida a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os anos 2020 e a facilidade para fazer o que antigamente era complicado.

Durante os anos 80 e 90, se você quisesse desenvolver algum produto novo baseado em uma solução de software somado ao hardware, você precisa...