quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Rússia prevê construção de hotel para turistas espaciais


Um confortável hotel no espaço, concebido especialmente para turistas espaciais, estará orbitando a Terra no começo de 2016, anunciou esta quarta-feira (29) o diretor da empresa russa Orbital Technologies, inovadora deste ambicioso projeto.

"O primeiro módulo do hotel espacial pode ficar pronto em 2012-2013 e será posto em órbita entre o final de 2015 e o começo de 2016", disse Seguei Kostenko à agência de notícias oficial russa RIA-Novosti.

O hotel terá uma superfície de 20 metros quadrados e terá quatro cabines nas quais poderão se hospedar até sete pessoas ao mesmo tempo, acrescentou.

As naves russas Soyuz levarão os turistas para este hotel, que receberá o nome de Estação Espacial Comercial, e a alimentação deverá ser transportada por naves de carga Progress, disse Kostenko.

"O interior do módulo não se parecerá com o da Estação Espacial Internacional (ISS): o hotel tem que ser confortável e será possível observar a Terra por grandes escotilhas", disse Kostenko.

Até agora, turistas espaciais como o multimilionário canadense Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil, precisam dividir o espaço da ISS com os cosmonautas em missão e partilhar das mesmas condições de vida espaciais.

Embora esteja destinado principalmente a turistas, o hotel também poderá ser usado por funcionários de empresas privadas e que queiram fazer pesquisas no espaço, acrescentou.

O projeto, desenvolvido em cooperação com a sociedade de construção espacial russa Energia, conta com financiamento de "investidores russos e americanos. Trata-se de centenas de milhões de dólares", afirmou.

Esta estação espacial utiliza algumas técnicas que também estão listadas no projeto A.R.C.A., como por exemplo, o conceito de espaçonave inflável e os sistemas de suporte de vida (que nesta estação são primários e na A.R.C.A a mesma tecnologia é utilizada de forma terciária).

Vale lembrar que se as espaçonaves auxiliares da A.R.C.A (Pégasus e Argos) fossem construídas, este tipo de projeto seria enormemente facilitado, fora que as próprias naves já são BEM maiores que este hotel... Pégasus - Área útil: 130m², Argos - Área Útil: 60m²

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os anos 2020 e a facilidade para fazer o que antigamente era complicado.

Durante os anos 80 e 90, se você quisesse desenvolver algum produto novo baseado em uma solução de software somado ao hardware, você precisa...